Gestão ambiental

A Lourenço Transportes é certificada SASSMAQ, e de acordo com a ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química, criadora do sistema, tem por objetivo reduzir, de forma contínua e progressiva, os riscos de acidentes nas operações de transporte e distribuição. Dessa forma, além de garantir a proteção aos condutores e terceiros durante o transporte, o risco de acidentes com impacto ambiental também é reduzido. Além destes fatores, há uma constante preocupação com a devida destinação dos resíduos oriundos dos processos, tais como o óleo lubrificante dos veículos, baterias inservíveis, pneus, etc. Tudo é destinado a empresas licenciadas pelos órgãos ambientais e contam registros de todas as operações de destinação.
A Lourenço Transporte ainda demonstra sua preocupação social e ambiental ao aderir, de forma voluntária, sua participação no Programa Atuação Responsável que é gerido também pela ABIQUIM e que estabelece, em nível mundial, as melhores práticas da indústria química.

 

:: Combustível da frota

Visando a sustentabilidade ambiental, a Lourenço utiliza desde 2013 o óleo Diesel S-10 da Petrobras, o qual possui teor máximo de enxofre de 10mg/kg (ppm = partes por milhão) e foi desenvolvido para atender aos requisitos da mais nova geração de motores diesel que foram projetados para emitirem menores teores de material particulado e NOx do que os produzidos até dezembro de 2011. Além do baixo teor de enxofre, esse combustível tem alto número de cetano (48 no mínimo), uma faixa estreita de variação da massa específica (820 a 850 kg/m³) e uma curva de destilação com a temperatura dos 95% evaporados de no máximo 370ºC.

Todos os veículos da frota possuem acompanhamento diário em relação ao consumo de combustível. A equipe de manutenção e operação passa por treinamentos específicos para melhorar o desempenho e assim consequentemente reduzir os custos.

 

:: Emergência Química

A Lourenço Transporte mantém contrato com a SUATRANS COTEC para atendimento no caso de emergência química para minimizar os impactos ambientais.
A SUATRANS COTEC promove treinamentos e simulados em atendimento à emergência, para orientar os condutores de veículos de como devem reagir em caso de emergência.
Importante observar que todos os veículos da empresa são munidos de um kit para atendimento à emergências, cujos equipamentos fornecem proteção ao motorista e meios para contenção de produtos, com o objetivo de não prejudicar o meio ambiente.

 

:: Treinamentos

A Lourenço Transportes possui um Plano Anual de Treinamento e Desenvolvimento Profissional conforme necessidade operacional. Os treinamentos habituais são: Programa Olho Vivo Na Estrada, simulados em direção defensiva, movimentação e transporte de produtos perigosos, e outros que são importantes e requeridos pela Legislação. 

 

:: Indicadores

Acompanhamento mensal dos principais indicadores Operacionais, bem como o desempenho de motoristas.
São realizadas reuniões de análise crítica e revisão gerencial semestralmente. 

                   

:: Programa Reuso de Águas

A Lourenço Transportes possui uma unidade de lavagem do tanque rodoviário, 100% dedicada na lavagem de produtos à base d’água tipo polímeros acrílicos.
São gerados mensalmente uma média de 50 m³ de água utilizada nesta lavagem.
A água de lavagem é enviada à uma Empresa Certificada, para tratamento e reutilização. Operação aprovada conforme o Cadri-Cetesb.


:: Manutenção

O teste de Opacimetro é realizado em todos os veículos em laboratórios especializados, semestralmente.
O controle de ruído dos veículos é realizado com periodicidade máxima de 1 ano.
O cronotacógrafo é revisado e certificado pela INMETRO anualmente ou quando necessário.
A manutenção preventiva é programada pela quilometragem rodada da frota.